Trânsito

Bombeiros vão simular acidente para treinar atendimento a vítimas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria

O Corpo de Bombeiros irá simular um acidente de trânsito neste sábado, às 9h, na BR-158, para treinar o atendimento a vítimas. O trecho escolhido fica no km 322,8, na altura da Vila Floresta, Bairro Cerrito. 

As atividades começarão com os ajustes da cena, na qual serão dispostos dois carros e um ônibus, de forma a encenar um acidente envolvendo três veículos. Na simulação, 25 vítimas estarão alocadas como se fosse um acidente real. Os processos de atendimentos desse tipo de ocorrência requerem o estabelecimento de um Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Esse sistema, por sua vez, é composto por protocolos de atendimentos de emergência, que são colocados em prática quando há a necessidade de múltiplos atendimentos.

VÍDEO: prefeitura dá 60 dias para RGE 'despoluir' o centro de Santa Maria

- Esse sistema requer uma coordenação e um sincronismo entre as equipes, o que só pode ser atingido com o treinamento das equipes. Assim, o simulado permite avaliar os níveis de capacitação e agilidade na resolução de tais eventos - explica o comandante-interino do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), major Márcio Farias. 

Farias conta que a simulação tem o objetivo de treinar, capacitar e definir atribuições e competências para as equipes de saúde do atendimento pré e intra-hospital, de segurança, de isolamento de cena e de apoio em uma eventual situação real. Ele também explica que há muitos anos não há treinamento em conjunto com os órgãos de segurança e de prestação de serviços à comunidade.

VÍDEO: saiba como estão os preparativos para a 76ª Romaria da Medianeira

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Municipal e a Brigada Militar (BM) estarão responsáveis pelo isolamento e pela segurança do local, e estarão localizados em uma área externa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará em uma área mais próxima, fazendo a triagem das vítimas (classificação conforme tipo de ferimento, por exemplo). As ambulâncias e equipes de transporte estarão em um local entre a área de triagem e a saída para a área externa. Os bombeiros ficarão no local onde as vítimas estarão, ou seja, na área do acidente, fazendo a estabilização dos veículos, o primeiro atendimento e a remoção das vítimas do local do acidente simulado.

Após a saída das vítimas do local, elas serão transportadas para as unidades médicas conforme a classificação feita pela equipe do Samu e serão indicados os locais para transporte imediato: os hospitais e pronto-atendimentos do município, que estarão de prontidão para também testarem seus sistemas de atendimento. 

VÍDEO: obras mantêm bloqueios em ruas da cidade nesta semana

Estarão presentes e atuando nas atividades: PRF, Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), Guarda Municipal, BM, Samu, Unimed, Apolo Resgates, Hospital Geral do Exército (HGE), Pronto-Atendimento Municipal (PAM), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Hospital da Brigada Militar de Santa Maria (HBMSM), Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), Sistema Educacional Galileu Galilei (SEG) e Seters Treinamentos em Emergências e Saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Circuito Pedal

Próximo

Rua Padre Feijó passa a ter estacionamento restrito

Geral